sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O fim da cama compartilhada

Já faz um tempo que não escrevo no blog. Por cansaço, preguiça, falta de tempo, sono... Mas muitas coisas do meu filho têm ficado pra trás e eu não tenho compartilhado com vocês. As pessoas já reclamaram, pois gostavam de acompanhar e minhas experiências ajudavam aqueles que liam os post.  Por isso, estou tentando retomar as publicações e pretendo postar os acontecimentos importantes que passaram, mas que precisam ser documentados e, com certeza, vão servir de aprendizado para outras mães.

Hoje, o meu post é sobre o fim da cama compartilhada. Não pensei que seria tão fácil passar o Rapha pro seu quartinho e pra sua caminha (ele não tem mais berço).
Quando o Rapha era bebê, quem acompanhou o blog, viu muitas crises e muitos arrependimentos de coisas que eu achava que estava fazendo errado e não sabia como voltar atrás. Hoje, eu posso afirmar que me arrependo de pouca coisa, ou de quase nada. Pra falar a verdade, a única coisa que eu me arrependo profundamente foi ter deixado meu filho chorar no berço com 8 meses pra ele aprender a dormir sozinho. Isso sim é um tamanho arrependimento. Não sei onde estava com a cabeça que eu tomei essa atitude desnecessária no momento.

Bom, a transição do Rapha para o seu quarto foi fácil, sem lágrimas e, a meu ver, no tempo certo, com 1 ano e 6 meses. Talvez, se eu deixasse pra mais tarde, seria mais difícil.
Na semana passada, ou retrasada, não lembro bem, eu sai para trabalhar e deixei o Rapha dormindo com o pai, como de costume. Quando eu cheguei à noite, meu filho estava com a boca roxa, inchada. Perguntei o que tinha acontecido, o Renard me disse que ele tinha rolado da cama dormindo e bateu com a boca em algum lugar. Por causa dessa queda, eu decidi passa-lo pra caminha dele, pois a minha já estava perigosa (já estava perigosa há algum tempo. Rs) Nesse dia, especificamente, ele dormiu no carro  voltando pra casa e eu o coloquei já dormindo no seu quarto. Como eu ainda não tinha comprado a grade de proteção, coloquei cadeiras em volta da cama pra ele não rolar.  Quando ele acordou, por volta das 23:00, eu dei o leite dele e, inacreditavelmente, ele viu onde estava e não chorou. Tomou o leite e dormiu. Às 5:30 acordou novamente, eu dei água e ele voltou a dormir.

No dia seguinte, eu dei o banho dele, fiz seu leite e disse: “Rapha, vamos dormir?” como sempre faço. Em vez de leva-lo pro meu quarto, levei-o para o seu quartinho e disse que agora ele dormiria na caminha dele e que o outro quarto era da mamãe e do papai. Ele deitou numa boa, eu deitei com ele e ele dormiu. Acordou às 4:20, tomou água e voltou a dormir. Essa foi a parte ruim visto que já fazia um tempinho que ele dormia a noite toda.

Nesse interim, o Rapha ficou doente. Ou seja, só dormiu duas noites na sua caminha e voltou pra minha. Ele estava com laringite e várias crises de falta de ar. Achei mais seguro coloca-lo pra dormir comigo. Ontem, depois de ter melhorado, voltou pro seu quarto. Acordou as 2 porque não tinha tomado seu leite antes de dormir e depois foi direto até hoje.
Hoje, aconteceu igual. Fiz seu leite, chamei-o pra dormir e levei-o pro seu quarto. Ele saiu, apontou pra minha cama e eu expliquei tudo de novo pra ele, que aceitou numa boa, subiu na sua caminha e dormiu como um anjo.

Da maneira que foi essa transição, posso afirmar que foi muito bom o tempo que dormimos juntos, dividimos nosso cheiro durante toda a noite, dormimos de conchinha, sua mão acariciou o meu o rosto, seu rosto deitado na minha barriga.. foi bom o tempo que passamos... Não me arrependo... tudo tem o seu tempo. Agora é o tempo dele ter o espaço dele.

Eu ainda preciso deitar com ele pra que adormeça, mas pretendo, aos poucos, ensiná-lo a dormir sozinho, sem ninguém no quarto, mas tudo de forma gradativa, sem pressões, sem choros, sem traumas... como tem sido tudo o que tenho ensinado ao meu pequeno. Graças a Deus!

1 comentários:

Yeshua é Senhor disse...

Esse video ajudará a você educar o Raphael ..

Que o SENHOR ABENÇÕE a você e sua familia em paz ,misericordia e Amorr .:)

abraço.até mais

Como Educar Seus Filhos Biblicamente - Paul Washer (1/5)
http://www.youtube.com/watch?v=KxEhphWS93o

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...