terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Crises e mais crises

Hoje, o Rapha teve consulta na pediatra. Falei sobre a minha vontade de tirar as mamadas noturnas. Ela concordou, disse que eu não posso esperar que o Rapha largue o seio naturalmente, que eu preciso ir substituindo aos poucos. Mas, sinceramente, apesar de eu estar bem cansada, com vontade de dormir a noite toda, a ideia de negar o peito ao meu filho não me agrada. Já ouvi falar muito em desmame natural, onde o bebê entende, por ele mesmo, que é tempo de parar, mas, na prática, não lembro de ter visto isso acontecer, porém, ja li depoimentos na internet de que isso acontece, mas são de pessoas que eu não conheço. Tenho medo de tirar, negar, deixar chorar no colo do pai, enquanto meu seio jorra leite, e não está agindo certo nem comigo e nem com meu filho. Ao mesmo tempo, a pressão da sociedade é tão grande com idade avançada para mamar, fazer vontades, colocar limites, que eu fico confusa. Muito confusa. Hoje eu ouvi uma frase: "Esse menino parece ser cheio de vontades" Fiquei com aquilo na cabeça... Meu filho cheio de vontades? Será? Eu procuro dizer não sempre que ele faz algo que, na minha concepção, está errado. Mas, mamar de madrugada está errado? Mamar de dia está errado? Ele só tem 9 meses. Ao mesmo tempo que eu quero educar o meu bebê, eu quero que ele saiba que é muito amado, que o colo da mamãe está disponível, mesmo que seja só pra ele deitar, sem motivo algum.

Não quero criar um filho mimado, de forma alguma. Quero criar meu filho com limites certos, mas naquilo que realmente é preciso de limites, como horário pra brincar, estudar, respeitar a mamãe e os mais velhos, saber que quando não pode mexer, não pode, dividir e emprestar brinquedos, não bater... Isso pra mim é impor limites...

Eu nunca forcei  meu filho a comer. E ele nunca comeu nada. Nas ultimas consultas, ele engordou algumas gramas, 200 no mês. Isso me preocupou, mas ainda assim, nunca briguei para ele comer. E não precisou. Faz três dias que ele vem comendo super bem o que tem me deixado feliz.

Mas voltando ao assunto... pois bem.. Será que esse desmame natural existe? Será que eu to fazendo errado em deixá-lo mamar de madrugada? Quando me falaram que meu filho era cheio de vontades, eu fiquei pensando... O Raphael é um doce de bebê. Quase não chora, ri pra todo mundo, vai no colo de todo mundo, fica em qualquer lugar, brinca sozinho. Todo mundo diz... já ouvi diversas vezes: "Nossa, esse bebê não chora." "Nem parece que tem bebê aqui, ele não dá trabalho nenhum." "Que bebê tranquilo." Mas... quando ele dá os gritos dele, sai debaixo... Revela a personalidade que tem.

Tudo tem seu tempo e, no meu entendimento, ainda é tempo de mamar. Aconteceu a mesma crise quando ele começou a chupar dedo. Fiquei desesperada. A toa. Com 4 meses e meio, ele largou.

Esse medo de errar mata qualquer mãe. O pior de tudo é que a gente erra pensando que tá acertando.

2 comentários:

Michele disse...

Debora o gabriel deixou o peito SOZINHO ....entao vc ja conhece alguem pessoalmente q isso ja tenha acontecido rs eu ...ele deixou o peito com 1 ano e 7 meses !e naturalmente meu leite secou..........
bjs
Michele

Anônimo disse...

Oi de novo. Como eu disse em outro cmmt, minha bb tb está com 10 meses e eu continuo acordando 3, 4 vezes de noite pra amamentar. Muitas vezes durmo enquanto ela mama. Nem me ocorre tirar. Se ela precisa, eu dou. Sou meio extremista nesse ponto... Fui eu que coloquei no Mundo, tenho mais que aguentar. Quando baqueio, peço socorro ao meu marido, pra ficar com ela de manhã enquanto eu durmo uma ou duas horinhas a mais. Não sei o que é dormir uma noite inteira desde que ela nasceu (dez/10)! Mas, graças a Deus, ZERO doença! O que não atribuo à nutrição física, mas sim, COM TODA CERTEZA, à nutrição emocional. Ela está segura, saudável, SÓ isso me importa. Espero que tudo tenha corrido bem com vc e seu bebê e que vc tenha decidido pelo melhor pra vcs dois! Afinal, cada caso é um caso. Mª Freijanes, AGAIN!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...