quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O segredo do sucesso




Há algumas semanas que eu tenho tentado escrever sobre esse assunto. Mas Raphael, trabalho, marido, preguiça, Twitter, Orkut, Msn e outras coisinhas mais não permitiram. Meu assunto é CASAMENTO. Talvez, você ache que a minha experiência seja pequena para afirmar "qual o segredo do sucesso" por ter menos de dois anos de casada. Mas são dois anos de muito amor, amizade, respeito, carinho compreensão, sem crises e sem grandes brigas. Parece que fomos feitos um para o outro, somos melhores amigos, companheiros, conversamos sobre tudo, inclusive os nossos maiores defeitos, nossas crises, nossas dúvidas, nossas limitações. Mas não quero fazer propaganda do meu casamento porque ele não está à venda. Hahahaha Quero compartilhar ideias e comportamentos que contribuíram para que meu casamento fosse uma benção.

 
A primeira delas é a escolha certa do homem que você deseja casar. TUDO, absolutamente, TUDO deve ser pesado e analisado. Pequenos defeitos se tornam enormes quando ambos moram na mesma casa. Se existem algum defeito no seu parceiro que você NÃO SUPORTA e acha que não vai conseguir conviver, DESISTA. Ou você aceita ou você termina. O seu companheiro não vai mudar depois do casamento. Pelo contrário, a convivência com esse problema vai se tornar cada vez insuportável. Se você o ama verdadeiramente, vai aceita-lo. Por exemplo, o Renard é extremamente bagunceiro. EXTREMAMENTE. Entendeu? EXTREMAMENTE. Eu arrumo a casa hoje e hoje mesmo já tem roupa dele espalhada. Eu já sabia disso quando casei e, na minha casa, nunca houve brigas por causa disso. Eu peço, por favor, que ele tire a bermuda do sofá. Às vezes, adianta. Às vezes, não. Eu não vou desgastar minha relação por causa de uma bermuda. Eu tiro e coloco no cesto. Você pode achar errada a minha postura. Foi a minha escolha. Não brigar por pequenas coisas e sou muito feliz assim. Amo o Renard bagunceiro ou organizado. Se eu conseguir muda-lo, estarei no lucro, mas não casei com essa intenção.

Ponto número dois, observe como ele trata a família, sobretudo, pai e mãe. O Renard é de poucos amigos, pra ser mais exata, NENHUM amigo. Os amigos dele são pai, mãe, irmã, madrinha, padrinho, primo. Nunca vi o Renard levantar a voz pra mãe dele, desrespeitar o pai, gritar com a sua avó. Pelo contrário, os respeita muito, abraça, beija e tem prazer ao lado deles. Isso é muito importante. Se o homem ou a mulher não valoriza a sua família pré-casamento, ele não vai valorizar a família que ele vai formar no casamento. FATO. Meu marido é um super pai, mais chato do que eu, bem mais. Cuidadoso, carinhoso, brincalhão, paciente... Mas isso vem de família, por isso esse quesito é tão essencial.
Depois de casados, posso afirmar que 90% do sucesso do casamento é responsabilidade da MULHER. A começar pela escolha do noivo. ESCOLHENDO CERTO, depois de casada (rs) 90% do sucesso do casamento é responsabilidade da mulher (repetindo pra ficar bem claro) .
 O primeiro passo é deixar o homem ser HOMEM. Estou falando de submissão sim, que é bem diferente de humilhação. Submissão nada tem a ver com humilhação. Submissão é respeito. É reconhecer a responsabilidade do homem como o cabeça do lar. Se você não tem isso no coração, dificilmente seu casamento dará certo, porque o homem DEVE E PRECISA ser respeitado como HOMEM. Essa atitude não é forçada, vem do interior. É admirar em todo o tempo o homem que você casou. Outro exemplo: minha amiga missionária estava precisando de uma ajuda financeira. O dinheiro era meu. Eu trabalhei, eu ganhei. Poderia ter dado a oferta sem consulta-lo? PODERIA. Mas escolhi deixa-lo ser HOMEM. "Amor, sabe aquela minha amiga da Espanha? Está precisando de uma ajuda financeira. Você acha que a gente pode ajudar? Com quanto?" ISSO É RESPEITO. Depois que eu casei, o meu dinheiro não é mais meu, o dinheiro dele não é mais dele. É NOSSO. Isso é humilhação? Não. É submissão. Tudo nosso é às claras. Celular, senhas de banco, senhas de e.mail, senha de Orkut, de msn, a carteira fica na estante. E posso ser muito sincera? NUNCA, NUNCA, eu senti necessidade de investigar a carteira dele, apesar de ele, muitas vezes, deixa-la em casa. Já abri para pegar algo, mas nunca pra investigar.
O segundo passo é ceder. CEDER, CEDER E CEDER. Muitas vezes, o Renard quer fazer algo, ir a algum lugar que eu não estou afim. Daria tudo pra ficar em casa naquele dia. Mas eu sei que aquela festa, aquele almoço, aquele passeio é importante pra ele. Se é importante pra ele, se o deixa feliz, o que custa eu abrir mão da minha vontade algumas vezes? Algumas coisas, quando eu não quero mesmo, ou quando passou muito horário, eu falo, eu converso, eu argumento. Sempre explicando meus motivos. Isso funciona muito. A conversa e a exposição de fatos, o lado de cada um, os argumentos, o que já foi feito em prol do outro (SEM MANDAR A CONTA, SEM JOGAR NA CARA, É CONVERSA E NÃO BRIGAS) é sempre válido e comigo funciona muito bem. Não estou dizendo com esse texto que a gente nunca brigou. Isso é utopia. Já brigamos muitas vezes. Mas nunca dormimos brigados, nunca passamos mais de 3 ou 4 horas sem nos falar. Não custa ceder, ser tolerante, ser compreensiva. Essa atitude evita a maioria das brigas. Ceda, agrade seu marido sempre. Lembre-se: o que o faz feliz, tem que te fazer feliz também.

Lidar com os erros de forma natural, sem cobranças, é outra coisa importante. Ou você acha que seu marido trouxe azeitona verde no lugar da preta de propósito? Claro que não. Ele se enganou. Enganos e erros acontecem. "Poxa, amor, eu pedi a preta, mas tudo bem, da próxima vez você acerta." Se ele errar de novo, não brigue, não se exalte. Homem é assim mesmo. DESLIGADO. Tenha certeza: ele não erra com a intenção de te irritar e nem está "cagando" para o que você diz. Homens são assim mesmo. Desligados e não conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo. Para eles, a azeitona verde e a preta são a mesma coisa, o açúcar Cometa e o União são açucares, com uma diferença: o primeiro é mais barato. hahaha e por ai vaí... Essa regra não vale somente para erros de supermercados, mas para todos os erros que seu marido venha cometer. Você erra tanto quanto ele e não gosta de ser "maltratada" por causa disso. Se o seu marido te trata mal porque você salga o arroz ou por causa de outras coisas, observe como você age com ele. Se você mudar, ele também vai mudar.
Eu teria muitos outros passos para relatar aqui, mas para mim esses são os principais. E lembre-se: 90% do sucesso do casamento é responsabilidade da mulher.

3 comentários:

Deborah Brito disse...

De verdade ?
Não parece que você só tem 2 anos de casada.
É muita experiência acumulada, parabéns !
Sucesso total esse texto hahaha
Amei !

Beijão

celi@ disse...

Muito bom esse seu post, muitos tem o casamento como uma instituição falida, pq agora é facil casar,divorciar e casar de novo quando quiser...mas ainda existem pessoas q tem o casamento como uma instituição divina, e seu post faz-nos ver isso, muitos nao acreditavam em meu casamento, até meu proprio pastor chegou a me pedir pra desistir na porta do cartorio...kkk engraçado, mas eu tenho meu casamento como um milagre, lendo esse seu texto, parece q me vi nele,cedi a muitas coisas pra fazer meus 90% valer a pena, e graças a Deus tenho 13 anos de casada, 2 filhos ,uma familia maravilhosa...Deus te abençoe e continue sempre postando experiencias pra nós lermos...é muito bom compartilharmos as bençaos de Deus pra nós, e mostrar pro mundo que com o alicerces em Deus podemos tudo...bjs no seu coração.

Laiz Malafaia disse...

Adorei! Vou linkar esse texto lá no blog!
Eu sou fã dos teus textos...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...