quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O primeiro machucado e a primeira malcriação!

Engraçado o título, né? O que uma coisa tem a ver com a outra? NADA, tirando o fato que aconteceram no mesmo lugar e no mesmo dia.

Segunda -feira, dia 27 de dezembro, teve uma confraternização de natal na casa da "chefa" rs. Eu tinha acabado de chegar e tava tirando a roupa do Rapha porque estava calor. Coloquei-o no braço do sofá (olha que imbecil, só eu mesma. ANTA!) e comecei a tirar o sapato. Nesse momento, a Mema (uma amiga) chegou e falou alguma coisa comigo que, a essa altura, não faço a menor ideia do que era. Quando eu fui responder, me distrai e soltei o Raphael e ele PIMBA no chão. Caiu de boca. Chorou até perder o choro. Peguei ele no colo e entrei em desespero quando vi sangue na boca e sem saber da onde tava vindo, onde tinha machucado. A Fernanda (dona da casa) pegou gelo e foi dando, aos poucos, pra ele chupar, fazendo-o rir, até a gente conseguir descobrir onde tinha cortado. Quando o ssangue estancou, identificamos o corte na parte de dentro do lábio superior. Não foi um corte pequeno, mas também não foi um corte enorme. Tudo resolvido (mais ou menos), voltamos para o nosso divertimento.

O problema todo dessa queda foi o dente. Na terça feira, levei ele ao pediatra. A consulta foi boa. Ele está com 9,5 kg e medindo 71 cm. Tudo ok com meu bebê. Mas a pedi disse pra eu observar o crescimento do dente pois pode ter machucado e eu só vou ver na medida em que o dente for aparecendo. A principio, ela não observou nada de anormal (os dentes ja cresceram quase a metade). Entretanto, hoje, quando ele sorriu, eu vi uma pontinha preta no dente. Fiquei apavorada, porque a pediatra disse que se tiver machucado, ele pode precisar de canal. Imagina? Tadinho do meu filho. E isso por causa de uma irresponsabilidade minha. Não preciso dizer que toda hora levanto o lábio dele para olhar o dente. Ora eu vejo o treco preto, ora não vejo. Vamos aguardar...

Bom, continuando o relato...

Coloquei o Rapha no chão, lá fora no quintal, e sentei ao lado dele. Ele arrancou um pedaço da grama e colocou na boca. O menino é rápido, você pisca e ele apronta. E, nessa fase, ele coloca TUDO na boca e o pior mastiga, seja lá o que for. O rapazinho é levadinho. Come todas as frutas sem ser amassada, com excessão de maça que eu raspo. O resto... morde e mastiga. Eita, como eu dou volta pra contar uma história. Rs Ai... Voltando... Ele colocou a grama na boca e eu, obviamente, abri a boca dele pra tirar a grama lá de dentro. O menino se enfezou. Parecia até gente grande. Gritou e me deu vários tapas. Acredite se quiser. E gritou como se tivesse brigando, reclamando. Uma figura. Eu, claro, deu uma bela de uma bronca que eu acho que ele entendeu o recado direitinho. Olhou pra mim, calou a boca e saiu engatinhando pra outro lado.

Ah esse menino...

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Quarto compartilhado definitivamente

Minha crise acabou e o berço do Rapha hoje foi para o meu quarto.

Entre dúvidas e certezas, idas e vindas, decidi, enfim, colocar o Rapha no meu quarto. Recebo críticas, recebo apoios, mas o que importa de verdade é que a mãe dele sou eu e só eu e o pai decidimos o que é melhor para o nosso filho. Como já falei muitas vezes, nenhum homem de 18 anos dorme na cama com os pais, então, o que são 3 anos para uma vida inteira? Não me importo. E quanto ao sexo, não existe só a cama para prarticá-lo. Filho é a nossa vida, a nossa extensão, a nossa razão de viver. Qualquer mãe normal faz qualquer coisa pelo filho. Quando a hora certa chegar, ele vai dormir no quartinho dele, na caminha dele e, pretendo, de verdade, fazer isso assim que ele tiver entendendo as coisas. Dessa forma, podemos conversar, negociar e convencer.

Por enquanto, estou perfeitamente em paz com a minha decisão. Só ainda não estou em paz com a dúvida de tirar o peito dele de madrugada. Estou bem indecisa se tiro ou se deixo. Vamos vivendo enquanto isso.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Fotos do Natal








MEU PRIMEIRO NATAL

Olá, gente!
Tudo bom com vocês?
Eu to demorando a postar porque estou viajando e fico pouco no computador. Meu bebê está curtindo muito. Vai a praia todos os dias, piscina, fica o dia inteiro de fralda... Uma delícia... Ta dormindo muito tb, sterceiro dia seguido que ele acorda as 11 da manha. Vê se isso é hora de um bebê de 8 meses acordar? rs A mãe agradece...

O primeiro natal do Rapha foi legal. Passou com o vovó, os dois tios, a bisa, papai, mamãe e amigos. A duas avós , o outro vovó e a outea bisa ficaram no Rio.

Na hora da ceia, ele ficou acordado, orou com a gente, mas naão aguentou abrir os presentes, dormiu antes. Ganhou 4 conjuntos de short e blusa, um conjunto de calça jeans e blusa de roupas, um sapato e dois brinquedos.  O brinquedo que papai e mamãe deu fez o maior sucesso. Ele adorou. Depois eu posto as fotos dele brincando porque agora ele ta dormindo um soninho.

Mudando um pouco de assunto, essa viagem ta sendo uma maravilha em relação à alimentação. Ele começou a comer bem de uma hora pra outra. Está batendo um pratão, comendo várias frutas por dia. Estou adorando isso. Aqui, ele comeu coisas novas: kiwi, ameixa vermelha, acerola, pessego e uva. Adorou tudo. Acho que o Rapha não vai gostar muito de coisa doce. Fiz um pratinho de banana amassada com geleia de mocotó e ele não gostou. Comeu metade do prato. Sem geleia, ele come duas bananas. Melhor assim.

Bom, depois eu posto as fotos do natal e da viagem. Não tirei muitas, mas tem algumas...

AH, nasceu mais um dentinho. Agora são 6 no total. 4 em cima e dois embaixo.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

8 meses

Só pra deixar registrado que mwu bebê faz oito meses hoje... Não estou bem pra escrever muito coisa.

PARABÉNS, MEU FILHO!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Oficialmente "mamãe"

Acho que o som mais delicioso de se ouvir, depois daquele primeiro chorinho, tão emocionante, é o "mama". Eu confesso que não estava muito ansiosa para isso acontecer, mas toda mãe se emociona ao ouvir pela primeira vez "mama".

Hoje, eu não me emocionei tanto quanto da primeira vez. É, essa não foi a primeira vez, mas eu considero como.  Vou explicar...

A primeira vez que o Rapha falou "mama", ele ainda não tinha feito seis meses. Foi de madrugada, quando ele acordou pra mamar. Eu tirei ele do berço, ele olhou pra mim e disse "mama". Eu não divulguei porque não queria ser tachada de doida, pois era cedo. Mas para um bebe que senta com 4 meses, engatinha com 6, com 7 já  se levanta sozinho em todos os moveis da sala, falar mamãe cedo não seria muito dificil. Sabe quando estamos grávidas e neném mexe a primeira vez e depois demora dias para mexer de novo? Ai depois começa a mexer só a noite ou só pela manhã? Em seguida, conforme as semanas vão passando, essas mexidas são cada vez mais frequentes? É mais ou menos assim que acontece com o "mama".  Enfim, ele falou essa vez e não falou mais por alguns dias, não sei precisar quantos. Depois, começou a falar "mama" somente quando chorava.

No dia 12 de dezembro, ele falou "MAMÃE", certinho. Foi lindo. Mas, eu considero HOJE, como o dia oficial do "mama", porque ele me chamou sem chorar. Ficou o dia todo indo atrás de mim e me chamando. Saiu do colo da minha avó, estendendo os braços para mim e falando a palavra mais deliciosa de se ouvir. Tão lindo, tão gostoso, tão suave, tão emocionante...

Só pra constar: 7 meses e 23 dias.

Três de uma vez? Tadinho...

Tadinho do meu pequeno... Depois do sofrimento com os dois dentinhos inferiores, agora surgem três dentes superiores de uma única vez.

Eu ja tinha visto uma pontinha branca no lugar do incisivo lateral superior, mas fiquei pensando: o lateral vai nascer primeiro que o central (dentes do meio)? Meu filho vai ficar igual um vampirinho. Mas não é que eu enxerguei certo? Realmente estão nascendo os dois laterais, um de cada lado e UM central. Ou seja, vai ficar um buraco no lugar do outro incisivo... hahahaha Deve ficar engraçado.

Vou esperar crescer para bater fotos. Por enquanto, só o direito rasgou a gengiva, os outros estão rompendo ainda. E pra variar, nessa fase, eu não durmo. Ela acorda quase que de duas em duas horas chorando. Deve doer, tadinho.


sábado, 11 de dezembro de 2010

NAN não, mamãe! NAN não.

Ele ainda não fala, mas suas atitudes querem dizer exatamente isso.

Bom, meu filho está com 7 meses e meio e ainda não dorme a noite toda. Na maioria das vezes, ele acorda uma vez. Às vezes, acorda duas. Enfim, fui colhendo opiniões de pessoas queridas, da pediatra, de outras mães e grande parte delas me disse que meu filho acorda porque está com fome. Como ele já está grande, o LM não sustenta a noite toda e o ideal seria oferecer um LA para ele conseguir dormir sem acordar.
Comprei o NAM e comecei minha saga...

Primeiro dia: Ofereci o Nan puro , meia noite. Ele berrou até não poder mais. Não quis.

Segundo dia: Ofereci o Nan como mingau de maizena, meia noite. Não quis.

Terceiro dia: Ofereci o Nan com mamão, antes de dormir, as oito. Não quis.

Quarto dia: Ofereci o Nan no prato com farinha lactea de manhã. Cuspiu tudo.

Quinto dia: Ofereci o Nan com Mucilon de arroz na colher no lugar da janta. Não quis.

A partir dai, tentei mais uns três dias com Mucilon, sem sucesso.

Quinta feira, 9 de dezembro, fui a um casamento e deixei ele com a minha mãe junto com o Nan e o Mucilon. Ele jantou as sete. Depois não comeu mais nada até eu chegar, à  meia noite. Rejeitou novamente o Nan.

Desisti... Vai ficar no leitinho da mamãe mesmo. Na próxima consulta, vou perguntar de posso dar o Ninho que deve ser mais saboroso.

Alguém quer uma lata de Nan novinha? rsrsrsrsrsrs

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A importância da rotina


Não imaginava, antes de ser mãe, que seguir uma rotina fazia tanta diferença no bem estar do bebê. Sempre me diziam que bebê precisa de rotina e eu nunca acreditei nessa NECESSIDADE. Eu nunca tive rotina. Mas, conforma já mencionei no post "E a tal rotina?", com uns três meses, o próprio Rapha colocou uma rotina pra vida dele e eu percebi e fui seguindo. Ele dormia super bem e mais ou menos no mesmo horário. Quando era mais novinho, dormia as 18, 18:30, 19 horas estourando, mas era raro, normalmente entre 18 e 18:30 mesmo. Eu achava muito cedo, mas não conseguia segurá-lo acordado mais tarde que isso. Conforme ele foi crescendo, com 5, 6 meses, ele passou a dormir às 20, 20:30hs, até que... Eu e meu marido tivemos um casamento para ir, no dia 14 de novembro, saímos desse casamento as 2 da manha e o Raphael foi dormir as 5 e acordou uma da tarde. Depois desse dia, minhas noites nunca mais foram as mesmas. Raphael passou a dormir mega tarde, meia noite, uma e meia da manhã e eu não estava acostumada. Como se não bastasse dormir tarde, ele acordava 5, 6 vezes durante a madrugada e eu estava ficando muito cansada e estressada. Fiquei procurando entender porque meu filho tava dormindo tão mal, se ele sempre dormiu tão bem, tirando os períodos de pico de crescimento. Finalmente, percebi que o problema do Rapha era a rotina. Em 3 dias que eu arrumei os horários dele, ele voltou a dormir bem. Graças a Deus.

Ele acorda entre 7 e 9 horas. Mama o peitinho, tira uma soneca uma hora, duas horas depois que acordou. Acorda na hora do almoço, come. Entre duas e três horas, come alguma papinha de frutas e dorme de novo, acorda por volta das 17 e janta. E dorme mamando por volta as 20, 21hs. Eu estou tentando inserir uma mamadeira ou um mingau antes de dormir, mas ele não aceita. A pediatra disse que é por causa do bico da mamadeira que ele não gosta, porque até água e suco ele bebe no copo. Hoje, eu vou tentar numa mamadeira com bico de colher que eu tenho aqui em casa. Vamos ver... Depois que ele dorme, ele acorda as 23 e depois as 5 pra mamar.

Por tudo isso, eu afirmo, se você tem dificuldade com o sono do seu filho, provavelmente, precisa ajustar a rotina.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...