quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A importância da rotina


Não imaginava, antes de ser mãe, que seguir uma rotina fazia tanta diferença no bem estar do bebê. Sempre me diziam que bebê precisa de rotina e eu nunca acreditei nessa NECESSIDADE. Eu nunca tive rotina. Mas, conforma já mencionei no post "E a tal rotina?", com uns três meses, o próprio Rapha colocou uma rotina pra vida dele e eu percebi e fui seguindo. Ele dormia super bem e mais ou menos no mesmo horário. Quando era mais novinho, dormia as 18, 18:30, 19 horas estourando, mas era raro, normalmente entre 18 e 18:30 mesmo. Eu achava muito cedo, mas não conseguia segurá-lo acordado mais tarde que isso. Conforme ele foi crescendo, com 5, 6 meses, ele passou a dormir às 20, 20:30hs, até que... Eu e meu marido tivemos um casamento para ir, no dia 14 de novembro, saímos desse casamento as 2 da manha e o Raphael foi dormir as 5 e acordou uma da tarde. Depois desse dia, minhas noites nunca mais foram as mesmas. Raphael passou a dormir mega tarde, meia noite, uma e meia da manhã e eu não estava acostumada. Como se não bastasse dormir tarde, ele acordava 5, 6 vezes durante a madrugada e eu estava ficando muito cansada e estressada. Fiquei procurando entender porque meu filho tava dormindo tão mal, se ele sempre dormiu tão bem, tirando os períodos de pico de crescimento. Finalmente, percebi que o problema do Rapha era a rotina. Em 3 dias que eu arrumei os horários dele, ele voltou a dormir bem. Graças a Deus.

Ele acorda entre 7 e 9 horas. Mama o peitinho, tira uma soneca uma hora, duas horas depois que acordou. Acorda na hora do almoço, come. Entre duas e três horas, come alguma papinha de frutas e dorme de novo, acorda por volta das 17 e janta. E dorme mamando por volta as 20, 21hs. Eu estou tentando inserir uma mamadeira ou um mingau antes de dormir, mas ele não aceita. A pediatra disse que é por causa do bico da mamadeira que ele não gosta, porque até água e suco ele bebe no copo. Hoje, eu vou tentar numa mamadeira com bico de colher que eu tenho aqui em casa. Vamos ver... Depois que ele dorme, ele acorda as 23 e depois as 5 pra mamar.

Por tudo isso, eu afirmo, se você tem dificuldade com o sono do seu filho, provavelmente, precisa ajustar a rotina.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...