segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O vilão da amamentação




A Organização Mundial da Saúde - OMS – recomenda: 6 meses de amamentação exclusiva. Até os 6 meses de idade, o bebê não precisa de nada, nem de água. Mas por que será que a maioria das mulheres não conseguem amamentar exclusivamente nem por uma semana? Na minha humilde opinião, o maior vilão da amamentação é o famoso COMPLEMENTO. Explico...

Amamentação é fazer conta: quanto mais o bebê suga, mais leite produz. Essa é a regra. A quantidade de leite que o meu seio produz está de acordo com a quantidade de leite que o meu bebê mama. Logo, se o meu bebê mama 30 minutos e depois eu ofereço a mamadeira com um complemento achando que o meu leite não foi suficiente, realmente ele não será. Pois aqueles 30 minutos não são suficientes para saciar a fome do bebê, entretanto, meu seio só vai produzir aqueles 30 minutos, já que o restante que saciaria o neném foi oferecido na mamadeira – o LA (Leite artificial). E esse ciclo vai "piorando" com o tempo, pois a medida que o bebê cresce, a mãe aumenta a quantidade de LA o que faz com que a produção de LM (Leite Materno) diminua. Ou seja, a cada mês, ele vai mamar menos LM e mais LA, causando o desmame precoce.

Temos outra questão: por que será que as mães que desejam amamentar oferecem o complemento? Respondo: por medo, insegurança e, o principal, desinformação. O psicológico afeta diretamente no sucesso da amamentação exclusiva. A maioria das mães acreditam que o LM sozinho não alimenta o bebê. Isso é uma tremenda MENTIRA. Toda mãe tem leite SUFICIENTE E DE QUALIDADE para alimentar o seu filho. O problema é que, na maioria das vezes, o leite demora a descer, até 72 horas. E durante esses 3, ou até 4 dias, o bebê mama em intervalos bem pequenos, porque o colostro, aquele leite ralo, sustenta por pouco tempo. Muitas mães apertam o peito desesperadamente e acham que não está saindo nada E SE DESESPERAM oferecendo a mamadeira. Mas acredite: se o bebê sugar, vai sair. Experiência própria. O problema é que aquele leite ralo não vai sustentar o seu filho por três horas. Até o meu leite descer, meu filho mamou com intervalos de 50 minutos, inclusive de madrugada. Mas, eu não ofereci complemento nenhum, salvo na maternidade, na primeira noite. Em casa, só peito. E isso estimulou a descida do leite em quantidade suficiente para alimentar o Raphael. Os intervalos das mamadas foram aumentando e, hoje, o Raphael fica, algumas vezes, de dia, até 4 horas sem mamar. De noite, já dormiu 10 horas seguidas, só com LM.

Existem algumas questões onde o LM parece não ser suficiente. A primeira delas é a sucção errada do neném. Se a sucção não estiver boa e a boca dele não pegar toda a aureola, ou a maior parte dela, ele não vai conseguir sugar LM suficiente. Isso vai acarretar horas a fio no peito sem saciá-lo completamente, causando a impressão de que o LM não sustenta. A solução para esse caso é só o ajuste da pega do bebê no seio e tudo se resolve. Amamentar não dói. Eu NUNCA senti dor. Quando o seio racha, fere, machuca, muito provavelmente, o neném está mamando errado.

A outra questão pode ser uma anemia severa na mãe. O corpo pega o que há de melhor do organismo da mãe para a produção do LM. Se a mãe não come ferro suficiente, por exemplo, o organismo tira da reserva para a produção do leite. Se a mulher está com anemia e não tem reservas, o leite materno vai secando aos poucos, não tendo quantidade suficiente para saciar o bebê.

A única questão física que PODE prejudicar de fato a amamentação é a cirurgia da redução de mamas, pois durante o procedimento alguma glândula pode ser afetada prejudicando a produção do leite. Mas, veja bem: PODE. Poder não significa que VAI. Algumas mulheres conseguem amamentar mesmo tendo feito a mamoplastia.  Repito: Essa é  ÚNICA questão fisica que pode prejudicar a amamentação. Bico pequeno, bico invetido, nada disso compromete... Experiência pessoal: meu bico é invetido num seio e pequeno no outro e meu filho mama exclusivamente há 4 meses e 14 dias.

A quarta e, na minha opinião, a principal questão é o COMPLEMENTO, A INSEGURANÇA E A DESINFORMAÇÃO. A produção do leite acontece primeiro na mente da mulher.

1 comentários:

Lilian disse...

Adorei esta informação, minha filha tem 2 meses e estou tendo que complementar a sua alimentação, pois fiz redução de mama e a minha amamentação ficou prejudicada, levei até bronca do pediatra, pois minha filha engordou 400 gramas em 25 dias e ele disse que tenho que complementar, mas isso me deixou bastante chateada, mas ñ desisto estou amando amamentar e ofereço o seio várias vezes ao dia para minha filha, antes do complemento, e tem mamadas que ela ñ chega nem mamar 30ml de complemento, ao meu ver ela adora mamar no meu seio e ñ gosta muito do complemento, mas tivemos sucesso era para ela ter ganhado 25 gramas de peso por dia, e ela ganhou 50 gramas.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...