quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dedo ou chupeta?



Desde que engravidei, decidi que não daria chupeta para o meu filho. Acho que toda mãe de primeira viagem já pensou nisso algum dia. Pensa na dificuldade que vai ser para tirar, no estrago na arcada dentária e em várias outras coisas. O que não pensamos é que o bebê tem uma necessidade natural de sucção: a nutritiva e a não nutritiva. Por isso, que muitos bebês fazem o peito de chupeta, porque já estando saciado da sua fome, precisa saciar o desejo natural de sugar.

A minha vontade de não dar a chupeta para o meu filho tinha muito mais a ver com o psicológico do que com os motivos que citei no início do texto. Quando eu tinha 4 anos, eu usava um cordão com várias chupetas penduradas, umas cinco talvez, e tinha uma coleção de mamadeiras. Um dia, meu pai chegou bêbado e arrancou com toda violência o cordão do meu pescoço. Eu estava mamando no sofá e, com a mesma violência que ele arrancou as minhas chupetas, ele tomou a mamadeira e quebrou. Cortou todas as minhas chupetas, quebrou todas as mamadeiras do armário e jogou na lata do lixo. E eu chorando, pedindo que ele não fizesse isso. Talvez, também seja por isso o meu desejo tão intenso pela amamentação e a rejeição à mamadeira.
Durante a gestação conversei com muitas mães e todas, sem exceção, disseram que a melhor coisa que fizeram foi dar a chupeta para seus bebês. Fui convencida, até porque eu tinha o grande medo do meu filho chupar o dedo. Tinha pavor, para dizer a verdade. Sempre achei o dedo muito pior que a chupeta, uma vez que chupeta a gente esconde, conversa, negocia, enfim, e o dedo? Eu jamais teria coragem, como muitas fazem, de colocar pimenta para a criança deixar de chupar dedo. Diante do meu dilema, EU decidi pela chupeta, mas parece que meu filho não concordou muito com a minha escolha.
Depois que o Raphael nasceu, aguardei uns 15 dias para oferecer, pois tinha medo de prejudicar a amamentação e causar a famosa confusão de bicos. Dei a chupeta. Para a minha surpresa, ele jogou fora. Eu insistia... algumas vezes ele pegava, outras ele mordia e jogava fora, outras ele tentava sugar, mas não conseguia. A boca dele ficava aberta demais (pois para mamar é assim, com a boca bem aberta) para um bico tão pequeno. O mais engraçado é que, nas poucas vezes que ele conseguiu chupar, ele "mamava" a chupeta. Hilário. Tentei bicos e marcas diferentes. Nenhuma funcionou. Eu, que não queria dar a chupeta, agora lutava para que ele gostasse da bendita. Em vão... Aos três meses e meio desisti... e o meu maior medo se concretizou... Meu filho está chupando dedo.
Uns três dias depois que eu desisti de oferecer a chupeta, ele "descobriu" o dedão. No início, ele ficava meio enrolado, não tinha coordenação para colocar só aquele dedo na boca, enfiava a mão inteira e ia tirando os outros dedinhos aos poucos, até que sobrasse só o dedão. A primeira vez que eu vi o Raphael dormindo chupando o dedo, fiquei nervosa. Não sabia se tirava ou se deixava... Eu optei por deixar. Para um bebê, em sua fase oral, onde o seu prazer está em colocar as coisas na boca, seria uma maldade eu tirar isso dele. No segundo dia, meu pavor foi passando e eu acabei acostumando que o meu filho CHUPA O DEDO.
Diante disso, eu escolhi encarar o fato com naturalidade, já que a necessidade de sucção do bebê existe e ele encontrou em seu próprio corpo a forma de saciá-la. Depois que ele descobriu que o dedo supre a sua necessidade e o acalma, meu filho já dormiu algumas vezes sozinho. Só deixa-lo no berço que ele brinca, conversa, mexe nas almofadas, chupa o dedo e dorme. Ele também passou a dormir mais tempo durante a madrugada. Quando ele desperta, não precisa me chamar para ajuda-lo a voltar ao seu sono profundo. Ele mesmo faz isso com o seu dedinho.
Confesso que as vezes fico preocupada em como tirar isso depois, mas Deus vai me dar sabedoria para fazer tudo da melhor forma e sem traumas, tanto para mim quanto para ele.

2 comentários:

Blogando com JosiporJosi disse...

Querida amiga...
O mesmo caso aconteceu comigo...Só que diferentemente, Giovana chupou a chupeta até o 4º mês... Qdo ela nasceu tive os mesmos pensamentos q vc...Aguardei e qdo vi q o "dedão" tava na vantagem comecei uma luta a favor da chupeta, e com muito custo consegui! Mas no 4º mês veio a confirmação...durante a noite Giovana chupava o dedo com tanto amor que tb não tive coragem de tirá-lo pelos mesmos motivos que o seu! Quando fez 1 ano e meio, com o convívio das primas da mesma idade e das amigas da pracinha ela resolveu que queria mesmo era chupar "pepeta de pático" assim como ela chama a tal...
Mais o que não esperava era que ela tivesse uma estomatite das brabas e com receio tentei tirar o raio da chupeta... No fim das contas ela acabou de completar 2 anos e chupa chupeta quando está com as primas durante o dia ( e pede a rosa se tiver com roupa rosa, a lilas qdo está de lilas) e quando vai dormir fala baixinho, mamãe vou chupar o dedinho só um pouquinho tá? Não tem jeito dorme com o dedão na boca... Mas com essa idade já entende muitas coisas e na semana do aniversáriodela consegui q ela ficasse 4 dias sem chupar o dedo...fiz algumas chantagens se ela chupasse não teria festa... a Festa passou e não sei o que falar agora... Vou conversar com o pediatra q ele tem muitas ideias....rs

Tully+Israel=Raquel+Miguel disse...

Vixe, não tem jeito Dé....É a maternidade que nos ensina a ser mães...Miguel tbm chupa os dedinhos, oindicador e o dedinho do meio, juntos, mas não eh viciado não, só chupa pra dormir, ou voltar a drmir...mas sei de uma coisa...todas nossas convicções caem por terra quando nascem nossos bebes....e é isso que torna essa aventura legau...um bjo pra ti e pro Rapha...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...