sábado, 21 de agosto de 2010

Pego no colo ou deixo chorar?




Engraçado que essa é uma grande preocupação de muitas mães. Mas, nunca foi a minha. Até porque a opção "Deixar chorar" nunca passou pela minha cabeça. Só conheci essa possibilidade depois que o Raphael nasceu, através de pitacos de pessoas que nada tem a ver com a educação do meu filho.
"Essa criança vai te dominar"; "Esse bebê vai ficar manhoso"; "Chorar um pouco não faz mal a ninguém." "Você vai viciar esse menino no colo" Essas frases para mim não fazem o menor sentido. Primeiro, eu não estou brincando de reinado com meu filho ou de luta para ver quem domina quem. Nosso relacionamento não é e eu, pretendo que nunca seja, de autoritarismo e imposições. Educação é uma coisa, impor suas vontades é outra. A criança pode e tem o direito de escolha, desde que essa escolha não influencie diretamente na educação. Enfim, meu filho não vai me dominar porque eu o pego no colo quando ele chora. Se ele chora, ele está precisando de alguma coisa, nem que seja, só de colo.
O bebê viveu 9 meses dentro de uma barriga, num lugar apertadinho, pequeno e seguro. Nesse lugar, a única coisa que ele conhecia era a batida do seu coração e o sangue correndo em suas veias e artérias. Depois que ele nasce, queremos que ele fique confortável sozinho num berço que, para ele, é quase um maracanã. Acho que exigimos demais de um bebê que acabou de nascer. Vamos lá: Quando você se muda, de cidade, de Estado, de país ou, até mesmo, de bairro, quanto tempo você demora para se adaptar e deixar tudo arrumado? Quanto tempo você demora para conhecer os mercados, padarias e tudo o que você precisa perto de casa? Pense nisso... O seu bebê se mudou e ele é SÓ um bebê. Está aprendendo a viver, está aprendendo a descobrir as coisas, não conhece nem o seu próprio corpo ainda e a gente quer exigir que ele fique quietinho, sozinho, brincando num berço ou num carrinho. Não acha demais?
" Chorar um pouco não faz mal a ninguém". Me poupe! Se você que é adulto, mãe, já viveu, no mínimo, 14 anos (para mães adolescentes), quando chora, precisa de conforto, de carinho, seja de uma amiga, do marido, da mãe, imagina um bebê que chegou no mundo faz poucos dias, poucos meses. Se ele chora, ele precisa de algo, nem que seja se confortar no seu peito e ouvir aquela batida que soava em seus ouvidos 24 horas por dia, durante 39 semanas. Está inseguro num mundo totalmente novo e só o que ele quer é se sentir seguro nos braços daquela que a carregou por tanto tempo.
E pra completar, não acredito que bebês de até 3 meses sejam neurologicamente capazes de serem manhosos. Talvez por instinto, nunca por premeditação. De repente, com 4, já comece a manifestar negações, vontades... como meu filho, que faz 4 meses segunda-feira. Eu já consigo perceber nele birrinhas e algumas vontades, como não querer dormir ou brincar. E se ficarem manhosos, eu não me importo. Depois passa. Não digo aquela criança mimada, que a mãe faz todas as vontades e não impõe limites, não é isso. Mas quem não gosta de um colo? De um carinho? De um aconchego? Quem não gosta, no mínimo, tem problemas psicológicos.
Por fim, se eu viciar meu filho no colo, qual é o problema??? Ele é que me vicia em pegá-lo no colo. É tão bom. Beijo demais, aperto demais, abraço demais, brinco demais. Tudo passa, inclusive a fase que o seu filho quer colo. Parece que meu parto foi ontem e ele já vai fazer 4 meses. Daqui a pouco, ele tem 7, 8 anos e não vai querer mais colo e eu vou ficar com saudades do tempo que ele era pequeninho e cabia todinho nos meus braços.
Meu filho, eu educo assim, e, acreditem ou não, ele não é viciado em colo. Ele dorme no quartinho dele desde que tinha 1 mês, sozinho e muito bem. Ele fica no carrinho quando eu passeio no shopping o tempo que for preciso. Só chora para mamar ou dormir... nem para trocar fralda ele chora. Ele brinca no chão por uma hora sem a gente nem perceber que ele está em casa. Ele fica no carrinho vendo televisão. Mas, claro, como toda criança também fica no colo, porque a mamãe sente saudades de apertar e beijar. E tem dias que ele está mais chatinho, mais chorão... NORMAL! Mas no geral, ele é a criança mais adorável e mais meiga do coração da mamãe!

1 comentários:

Isabela Bonfim disse...

Amei esse texto! Lindooo

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...